domingo, 15 de novembro de 2009

OS PALPITES DE MARCO MANEIRO


Por: Diego Alves, o porta voz do Marco Maneiro


E ai grandes amantes do futebol e freqüentadores do Papos de Boleiro, cá eu estou aqui para lançar o meu veneno no que diz respeito ao esporte mais popular e querido de todo o mundo, apesar dos tantos e tantos salafrários e vigaristas que infelizmente freqüentam e comandam o nosso esporte tão querido. Estou feliz por esse final de semana ter sido emocionante no que diz respeito as vagas restantes para a Copa do Mundo na África do Sul. Parabéns especialmente a seleção da Nova Zelândia, que após 28 anos ausente, voltará a disputar a competição graças ao atacante Rory Fallon, que marcou o gol da vitória contra o Bahrein e confirmou a sua ida à copa. Mas por outro lado, tenho muito que lamentar pela campanha que vem fazendo o Eléctrico Futebol Clube, que na terceirona portuguesa ainda não se ligou, e é o lanterna do seu grupo. Espero que os dirigentes possam quitar os débitos com a companhia de energia, pois senão o clube vai amargar nas escuridão da quarta divisão lusitana... Mas desgraças a parte, vamos aos negócios, ou melhor, aos palpites da semana.



BONSUCESSO X AMÉRICA



Com toda a certeza é um grande jogo, e mais um dos vários clássicos do futebol carioca. Um jogo que envolve dois campeões: O time da casa, o Bonsucesso não disputa a primeira divisão desde 1993, e quer deixar de vez o ostracismo e reviver os tempos gloriosos lá nos anos 20 e 30, por ai. Apesar das remotíssimas chances de acesso, o clube rubro-anil vai com tudo pra cima do adversário, o Mequinha, clube de coração do grande seu Edevair, saudoso pai do nosso grande craque Romário. O time visitante é o terceiro colocado na tabela, e tem como grande trunfo o jogador Alexandro, artilheiro da segundona com 19 gols. Olho nele dirigentes... Além, é claro, da presença ilustre de Romário. O baixinho mesmo com os seus 43 anos, ainda quer mostrar que pode ser um novo Stanley Matthaus, jogador inglês que jogou até os 50 anos. Mas se o América tem Romário e Alexandro, o Bonsucesso tem William Amendoim e Gil Bala, que pode matar a defesa adversária, com a sua velocidade, sem fazer apologia as armas, é claro. O Teixeirão com certeza ficará pequeno (e já é pequeno) para a torcida americana, até porque, lamentavelmente, o time do Bonsucesso já vive de passado há um longo tempo. É um time fantasma, que vaga sem destino certo. Da América sem dúvida.




ARGES X UTA ARAD



Com certeza, esse é o jogo do dia lá na Romênia. Só não sei se vocês curtem uma segunda divisão de lá, ou curtem? Tratam-se de dois clubes que já tiveram bons momentos no futebol da terra do Drácula, e hoje amargam uma difícil maratona para voltar ao topo. O time da casa, o Arges até que esteve na temporada passada, e fez uma campanha razoável, um décimo lugar, mas por envolvimento em corrupção e irregularidades com a federação local, o clube foi rebaixado, deixando a vaga com a equipe do Gaz Metan. Mas até que o clube da cidade de Pitesti tem plenas chances de dar a volta por cima. É o líder do grupo 2 com 28 pontos, e tem como referência o atacamte Popa, que tem 5 tentos marcados. Por outro lado, temos um adversário a altura. O UTA Arad, que em tempos passados já reinou no futebol romeno, é o único invicto da competição, mas é o terceiro colocado com 24 pontos, e vai com a sua dupla de ataque titular, o jovem Dan Leucuta, e o artilheiro do time com 9 gols Paul Batin. Eles podem realmente fazer a diferença, mas pelo retrospecto recente do Arges, acredito que vai ser um empate emocionante, a não ser que o time da casa invente de fazer as safadesas que culminaram com o seu descenso. Se for assim, já podemos imaginar em um emocionante jogo com 122 pagantes entre Arges Pitesti x Ramnicu Sarat (é o pior time da segunda divisão e forte candidata ao rebaixamento).




SANTBOIA X L’HOSPITALET




Em ritmo de touradas, de merengue, e de uma bela vitória espanhola sobre a Argentina, nada melhor do que começar uma semana e apreciar um bom jogo de futebol, em terras ibéricas. Santboia e L’Hospitalet será o jogo apreciadíssimo pela quarta divisão local. Vantagem para o visitante, que encontra-se na vice liderança no grupo 5 com 25 pontos, e que em tempos áureos, freqüentou a terceira divisão. Foi rebaixada há duas temporadas, e tenta desesperadamente voltar para onde nunca deveria ter saído ( ou nunca entrado), depende de vocês. Mas para provar que está apta em disputar a Segunda B, terá que passar pelo Santboia, que está no seu encalço, na terceira posição com 24 pontos, e precisa vencer a todo custo, nem que precise afogar os adversários, ou entregarem bóias para eles, até porque o nome já diz tudo: SANT BOIA. Mas pela grandiosidade do espetáculo, eu arrisco em um empate muito disputado.




ATLÉTICO X PONTASSOLENSE



Portugal está feliz com a vitória por 1 a 0 para a Bósnia, e feliz por ter grandes clubes que representam bem o país. Lisboa por exemplo tem Benfica, Sporting, Belenenses, e também o Atlético Lisboa, clube que tem uma excelente estrutura, um plantel competitivo e que está jogando a terceirona com as mãos amarradas nas costas, igual ao Clube da Reboleira, o Estrela Amadora. Com 19 pontos, e a frente de clubes conhecidos como Sporting Espinho, União da Madeira , Real (o não Madrid) e o próprio Estrela Amadora, o clube enfrentará o perigoso Pontassolense, clube que representa a ilha da Madeira, lá no meio do Oceano Atlântico. O palco para esse espetáculo, será o estádio da Tapadinha, que apesar do diminutivo, cabe quase 16 mil pessoas, e até que é legal o campo, vejam:



 

 
Apesar do simpático estádio não ter sequer refletores e que aos poucos vem se degradando com o tempo ( e também por falta de verbas para manter o estádio em pé), o clube vai firme e forte na tentativa de voltar aos tempos de glórias e de alegrias. Com a dupla de atacantes Tuga e Janu, e do zagueiro Rolão, o time consegue se sobressair diante dos outros. Atlético vence de goleada, e o Pontassolense vai pra casa de canoa.







PESCARA X HELLAS VERONA           


Poderia ser um dos grandes jogos do futebol italiano.Entre os anos 70 e 80, Pescara e Hellas Verona já deram muita dor de cabeça para os times grandes de lá, com direito até de um scudetto do time de Verona na temporada 84-85. O Pescara já teve motivos para se orgulhar. Já teve em seu elenco, o lateral-volante Júnior, que arrebentou no Flamengo. Mas hoje, a realidade para esses clubes é bem diferente do que em 25 anos atrás. Ambos brigam arduamente  na terceira divisão do futebol italiano, numa tentativa de se aproximar um pouco da elite mais brevemente. A vantagem é do clube visitante que era o líder do grupo B, mas perdeu a liderança para o Ternana que venceu o time do Ravenna nesse final de semana. E para recuperar o seu posto, irá para Pescara enfrentar o time local com o seu principal jogador, o atacante Andy Selva, que é o maior artilheiro da história da seleção de San Marino. Mas se bem que não é grande coisa, pois ele fez apenas seis gols pela seleção, mas ele é o maior artilheiro da história, então pode-se dizer que é alguma coisa, ou não pessoal. Mas tem tudo para ser um jogo eletrizante, e bem disputado, mas no final das contas, vai dar Verona.




LUSITANOS X FC SANTA COLOMA



Esperem amigos, eu não estou me referindo ao futebol português novamente, e sim do grande e magnífico campeonato andorrano, lá de Andorra, um pequeno país que fica entre a Espanha e a França. O caso é que o time dos Lusitanos é da capital Andorra La Vella, e que a base do clube é formada por portugueses (Andorra tem uma grande colônia portuguesa), inclusive o seu presidente, Antônio da Silva Cerqueira. Até que o clube tem bons nomes como o zagueiro Pardal, o meio campo Marcelo Pinna, e dos atacantes Pedro e Luiz Miguel dos Reis, este último um dos artilheiros do certame com 4 gols. O Santa Coloma não quer saber dessas estatísitcas, e quer manter a liderança que carrega até agora, e nem sequer perdeu um jogo ainda. Briga de igual para igual com os outros adversários,e pode ser um representante na preliminar da Liga dos Campeões de Europa. Em outras palavras, não vai valer de nada. O máximo que um clube andorrano fez foi passar para a segunda eliminatória com o Sant Julià que venceu o Tre Fiore, de San Marino ( só podia ser). Mas o caso é de que com ou sem artilheiro, o FC Santa Coloma é o favorito no jogo, e provavelmente vai afundar os lusitanos para a área de descenso.






4 comentários: