quarta-feira, 7 de outubro de 2009

PERNAMBUCANO 2010 - Fórmula definida!

Redação Papos de Boleiro

No Conselho Arbitral do Campeonato Pernambucano 2009 ficou aprovada a mudança da fórmula do certame. Todos os clubes, à exceção do
Sport (que, por discordar de qualquer mudança no regulamento, se absteve), votaram a favor de uma fórmula semelhante à do Campeonato Paulista. Antes por pontos corridos, a decisão do campeonato passará a ser em semifinais e final.

É a terceira mudança que o regulamento do Estadual sobre em três anos.Os 12 times (Sport,
Náutico, Santa Cruz, Salgueiro, Central, Porto, Cabense, Ypiranga, Sete de Setembro, Vitória, Vera Cruz e Araripina) se enfrentarão em jogos de ida e volta na primeira fase.

Os quatro melhores colocados se classificam para a segunda fase, que consistirá na disputa de semifinais (1º x 4º e 2º x 3º), nas quais serão conhecidos os finalistas da competição (veja os critérios de desempate abaixo). Os dois últimos colocados da primeira fase serão rebaixados.

O campeonato prevê também que os times que ficarem entre 5º e 8º colocados disputarão o título de campeão do interior. Caso um dos times do Recife estiverem nessas posições, a vaga será repassada para a próxima equipe do interior (9º colocado em diante, se necessário).

Abaixo, os critérios de desempate da competição. Observem que, de acordo com o item d) do Artigo 16, em caso de igualdade de resultados na semifinal ou na final, o que vai valer é o número de pontos na primeira fase, e não a classificação da primeira fase.

DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

Art. 15 - Terminada a disputa da Primeira Fase com igualdade em pontos ganhos entre 02 (duas) ou mais Associações aplica-se sucessivamente os seguintes critérios técnicos de desempate, (inclusive para determinar o mando de campo) para a fase seguinte:

a) Maior número de vitórias;
b) Melhor saldo de gols;
c) Maior número de gols marcados;
d) Vantagem no conftonto direto, (quando o empate ocorrer apenas entre duas Associações);
e) Sorteio público na sede da Federação Pernambucana de Futebol.

Art. 16 - Terminada a disputa da fase Semifinal das partidas do Grupo A e B, com igualdade em pontos ganhos entre as duas Associações disputantes em seus respectivos Grupos, aplica-se sucessivamente os seguintes critérios técnicos de desempate:

a) Maior saldo de gols na fase semifinal ou nos Grupos A e B;
b) Maior número de gols marcados na fase semifinal ou nos Grupos A e B;
c) Maior número de gols pró-consignados nas partidas em que o mando de Campo for do clube adversário;
d) Maior de número de pontos ganhos conquistados na primeira fase;
e) Cobrança de Pênalti, de acordo com os critérios adotados pelo International Board.

Com informações do Blog do Torcedor.

2 comentários:

  1. RICARDINHO DE PAULISTA7 de outubro de 2009 às 19:10

    UMA VERDADEIRA PALHAÇADA! O CAMPEONATO PERNAMBUCANO Ñ SE FAZ COM SERIEDADE! TUDO ISSO EH PRA MERDA DO SANTA BOSTA E DA BARBIE GANHAREM ALGUMA COISA! VAMOS SPORT! Ñ VAMOS DEIXAR ISSO ACONTECERRRR!!!

    ResponderExcluir
  2. Igual ao campeonato paulista. Boa fórmula!

    ResponderExcluir